Busca
Guaxupé sedia o 4º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira

Guaxupé sedia o 4º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira

  • quarta-feira, 16 de novembro de 2022
  • Geral

A gastronomia mineira em destaque. Muito se fala sobre o sucesso da comida mineira, mas ainda há muito para se saber sobre o tema. Guaxupé sediou, na última semana, na Estação Cultural, o 4º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira, evento que visa engrandecer nossa gastronomia.
Entre as atrações, foram apresentados casos de sucesso relativos a pratos típicos de cidades mineiras como:
            - Pudim Armazém Bertolotti de Extrema - IGR Serras Verdes.
            - Geleia de Queijo de Fama - IGR Lago de Furnas.
            - Destilado de Café de Cabo Verde - IGR Caminhos Gerais.
            - Rota dos Cafés Especiais de Boa Esperança - IGR Lago de Furnas.
            - Fazenda Capoeira Coffee de Areado - IGR Montanhas Cafeeiras.
            - Café com música: a experiência do café especial de Cristina - IGR Caminhos da Mantiqueira.
Estiveram presentes representantes das cidades de Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Guaranésia, Arceburgo, Monte Santo de Minas, São Pedro da União e São Lourenço. O evento seguiu com a realização da apresentação do Dossiê de Registro do “Modo de Fazer Queijo Árabe Shanklish” e da Homologação e Inscrição no Livro de Registro do “Modo de Fazer Queijo Árabe Shanklish”, como patrimônio cultural imaterial de Guaxupé. Foi exibido também o Trailer do Documentário "Patrícios e Tradições Árabes em Guaxupé".
A Frente da Gastronomia Mineira foi criada com o intuito de ser um fórum participativo para reunir esforços pela defesa, preservação e promoção da gastronomia do nosso estado. Em Guaxupé, representaram a Frente o coordenador, educador, professor universitário, consultor de empresas e eventos gastronômicos, pesquisador e cozinheiro Cheff Edson Wander Puiati. O gestor do Circuito Turístico Caminhos Gerais e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira - Regional Sul de Minas Rafael Huhn. E a representante do conceituado Instituto Periférico, Luciana Praxedes. “A presença de todas essas pessoas em Guaxupé neste evento, dá a dimensão da importância de nossa cidade. Vivemos em um lugar extremamente cultural e com um potencial turístico enorme! Guaxupé vem se destacando e continuará assim, em breve muitas outras ações neste sentido poderão ser observadas pela população e pelos visitantes”, enfatizou Alessandra Guedes, Diretora de Turismo de Guaxupé.
Na Estação Cultural, foram cedidos espaços para exposição de produtos, que contou com sete produtores de shanklish de Guaxupé ( D’ Turca, Shanklish Gilvânia, Nara’s Shanklish, Chancliche Presidente, Chankiti, Abdala Especialidades Árabes, Vó Clarinha, Shanklish Chueiri),uma Agencia de Receptivo, o Circuito Montanhas Cafeeiras e os Doces de Leite Guaxupé. Contamos ainda com a parceria do Café Evoluto e com Som e Imagem Zezinho Produções. ”Estamos muito felizes com tudo o que temos feito em Guaxupé. Esta cidade fantástica tem muito a oferecer para toda a região e todo o país. O shanklish é um produto realmente especial, assim como aqueles que o produzem”, pontuou o Prefeito Dr Heber.
Para finalizar o dia com tantas delícias e tradições, foi realizada na Igreja Ortodoxa uma missa e a entrega da documentação aos responsáveis do tombamento da Igreja, passando esta a fazer parte do Patrimônio Histórico de Guaxupé. “Foi um dia cheio de alegrias e desafios. Além de sediar um evento da importância da Frente da Gastronomia Mineira, deixamos nossa marca na história tornando o shanklish um bem imaterial e a Igreja ortodoxa um bem tombado pelo patrimônio histórico de Guaxupé. Estamos em um caminho muito bonito de cuidado e preservação da nossa história’’, finalizou Marcos Buled, Secretário de Cultura, Esporte e Turismo.
Fonte: ASCOM- Prefeitura Guaxupé

Galeria de Fotos

Comentários

Location for : Listing Title